Um dos Piores Anos da História do Varejo

O comércio varejista teve um dos piores anos da história em 2016 após dez anos de crescimento nas vendas. Em 2014 teve sua primeira queda anual (-1,7%) e viu a crise se agravar em 2015 com uma retração inédita de -8,6% no seu faturamento real e terminou 2016 com outra retração de 8,8%. Ou seja, são quase 20% de queda em 3 anos.

Não é qualquer um que consegue sobreviver à estes números, vide os dados da Confederação Nacional de Comércio que nos últimos dois anos mais de 200mil lojas formais encerraram as atividades e quase 306 mil trabalhadores foram demitidos.

Seguem os gráficos:

Grafico Varejo

Grafico Ibge

Entretanto a boa notícia é que segundo especialistas o varejo em 2016 bateu no fundo do poço e dificilmente este ano vá repetir os mesmos números de 2015 e 2016. Apesar da instabilidade política, a desaceleração da inflação e a queda dos juros podem ajudar a acender uma luz no fim do túnel.

Aqui na Kampa estamos desde Agosto de 2015 sem reajustar os preços, diminuímos nossas margens e cortamos os custos, sem é claro abrir mão da qualidade e de nossos colaboradores.
Estamos desenvolvendo um display para os pontos de vendas e seguimos abertos às propostas criativas para fazer com que os equipamentos Kampa não fiquem parados na prateleira dos lojistas.

Apesar dos números catastróficos dos dois últimos anos, estamos confiantes que conseguindo manter os negócios com uma estrutura enxuta, pode significar resultados positivos a médio e longo prazo.

Abaixo referências usadas neste artigo:
Estadão
Conf Nac do Comércio

Sobre Palmieri

Palmieri, trabalha na Kampa, uma empresa pequena como uma família, formado por pessoas reais e com nomes.
Esta entrada foi publicada em Administração, Vendas do varejo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *